sábado, 4 de fevereiro de 2012

utopia
(latim tardio utopia, palavra forjada por Thomas More para nomear uma ilha ideal em A Utopia, do grego ou-, não + grego tópos, ou, lugar)

s. f.



s. f.

1. País imaginário em que tudo está organizado de uma forma superior.

2. Sistema ou plano que parece irrealizável.
3. Fantasia.
      
       E lá vamos nós, novamente, analisar, porque temos a necessidade mórbida de dissecar, esmiuçar tudo.
       Em nenhum momento a definição do dicionário sobre a palavra utopia a descreve como algo impossível, irrealizável, chega a defini-la como: "que parece irrealizável", veja bem, parace. E nem tudo o que parece, realmente é.
       Fantasia? Pode ser, mas quem pode garantir que não se torne ou seja real para quem a vive, muito se realizou partindo de uma fantasia, de algo que muitos duvidavam ou, com os pés e os olhos demasiadamente fixados no que é comum, e por isso mais simples, não acreditavam ser possível.
       E o que dizer de "País imaginário em que tudo está organizado de uma forma superior"? Esta, na minha opinião, o que não quer dizer grande coisa, é a melhor, a mais poética de todas, muito significativa. Imaginar um lugar onde fosse possível uma existência superior, que fugisse do comum, um modo raro de viver.
       Seria, realmente, uma fantasia escolher para si o modo raro de existência? Deveríamos nos conformar com uma existência medíocre, habitando somente a parte rasa, sem profundidade e, por isso mesmo, confortável?  A zona de conforto pode  proporcionar estabilidade, segurança, por algum tempo, mas nos relega a papéis secundários se não a abandonamos, e deixa de ser tão interessante quanto parecia a princípio, vira prisão.
       Pode até ser utópico, mas quem escolhe e, principalmente, vive intensamente uma existência rara, com seus ônus e bônus, jamais se arrepende, ao menos não pela omissão e se solidariza com as dores alheias, consegue equilibrar-se entre inteligência e emoção que, separadas, perdem seu valor. Porque raro mesmo, é quem vive intensamente prazeres e dores, sem temer olhar o espelho e surpreender-se com a imagem que verá refletida.

0 comentários:

Postar um comentário